sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ao pé da letra, tem que ir pra sorteio

Com 2 resultados exatamentes iguais, Assu e Santa Cruz irão amanha para a FNF definir que vai para as finais do primeiro turno.
Vou fazer uma revisão do regulamento atual do campeonato, publicado no site da FNF (www.fnf.org.br):
O artigo 4º reza que: "A segunda fase da COPA RIO GRANDE DO NORTE, denominada de semifinal, será disputada entre as quatro equipes classificadas na fase anterior e terá seus jogos por cruzamento olímpico da seguinte forma: “1º de A X 2º de B” e “1º de B X 2º de A”, em jogos de ida e volta, classificando-se para a terceira fase, denominada de final, as duas equipes vencedoras do cruzamento olímpico."
Portanto esse artigo definiu o cruzamento, e os mandos de campos das semi-finais, e por isso o ABC decidiu em casa.
Sobre as fases:
O artigo 3º reza que:"A COPA RIO GRANDE DO NORTE será disputada em três fases: Na primeira fase as associações constituintes de cada grupo jogarão entre si, em confronto direto e único, dentro do próprio grupo, classificando-se para a segunda fase (semi-final) as duas primeiras colocadas de cada grupo."
Portanto a semi-final é uma fase, exatamente a segunda fase da Copa RN.
Sobre os critérios de desempate:
Art. 10 - Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações numa mesma fase de qualquer turno, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, exclusivamente em cada fase:
1º) Maior número de vitórias; 2º) Maior saldo de gols; 3º) Maior número de gols marcados; 4º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.(Aplicável apenas às primeiras fases da COPA RIO GRANDE DO NORTE E TAÇA CIDADE DO NATAL).
Portanto, AO PÉ DA LETRA, tem que ir para sorteio. E isso não é questão de interpretação - ESTÁ EXTREMAMENTE CLARO. A FNF já reconheceu que errou, que escreveu uma coisa e quis dizer outra. Mas agora, o que vale é o escrito.
Se essa decisão sair da instância da FNF e for para algum tribunal, vai dar sorteio, sem dúvida!

2 comentários:

Anônimo disse...

Rapaz, não é isso, não! Se refere às PRIMEIRA FASE DE CADA TURNO! por isso está no plural, não se refere à fases iniciais, não... Então, SORTEIO SÓ NA 1ª FASE DE CADA TURNO, NÃO EXISTE PLURAL DE FASE, NÃO!

Alexandre Costa disse...

Olá Arthur.Respondi de forma mais completa no tópico lá em cima.
Abração!
Alexandre