sábado, 12 de janeiro de 2008

Rodriguinho e Raniere, grandes na vitória de 2x1

ABC 2x1 Potyguar-CN.
Viramos o jogo.
Alan foi expulso aos 19 do primeiro tempo.
Rodriguinho fez os 2 gols do ABC.
Raniere defendeu muito.

Resumo do Diário de Natal:

Diante de um gramado em péssimas condições e desfalcados de importantes jogadores, o ABC não tinha Ben-Hur, Ronildo, Marco Antônio, Ivan e João Paulo - e o Potyguar sem o artilheiro Nino Potiguar - as duas equipes começaram o jogo com muitas dificuldades de criar jogadas de ataque. Desta forma, a bola parada passou a ser a principal arma. Numa cobrança de escanteio aos nove minutos, o ABC teve sua primeira chance, mas o veterano goleiro Gílson praticou boa defesa após cabeceio do ataque alvinegro.
A resposta dos curraisnovenses veio na mesma moeda. Aos 17, Paulinho Andrade cobrou falta com categoria e obrigou Raniere a praticar boa defesa. Dois minutos depois, o time da capital viu as coisas ficarem mais complicadas quando o zagueiro Alan acabou expulso, após cometer falta no meio-campo e receber o segundo amarelo, sendo expulso. A exclusão do zagueiro obrigou o técnico Ferdinando Teixeira a mexer na equipe e no esquema tático. Para recompor o sistema defensivo, ele sacou o meia Fábio Costa e pôs em campo o meia Marcelinho, abandonando o esquema 3-5-2 e passando atuar no tradicional 4-4-2, com Audálio e Fabiano formando a zaga.
Apesar de ter um homem a mais em campo e de contar com o apoio maciço da torcida, que lotou as dependências do estádio Bezerrão, o time do Seridó, que voltava à Primeira Divisão depois de um ano, não conseguia chegar com perigo ao gol do ABC. Além do péssimo gramado, as duas equipes ainda demonstravam outra deficiência, a visível falta de ritmo de jogo, o que deixou o jogo truncado, com muitos passes errados.
A partida só veio melhorar nos sete minutos finais. Aos 38 minutos, numa jogada "despretenciosa", o Potyguar acabou "achando" seu gol. Após a bola ser erguida na área, o lateral Sandro chutou forte, o goleiro Raniere espalmou e no rebote Paulinho Andrade bateu para o gol, a bola ainda desviou na zaga e bateu na trave antes de cruzar a linha de gol. A torcida seridoense ainda comemorava quando Rodriguinho, dois minutos depois, empatou o marcador. Ele cobrou falta, a bola desviou na barreira e matou o goleiro Gílson, que nada pôde fazer.
Empolgado pelo gol marcado no fim da etapa inicial o ABC, mesmo com um homem a menos, voltou para o segundo tempo disposto a virar o placar. Explorando sobretudo as bolas paradas, o alvinegro levava perigo a meta de Gílson e por duas vezes quase marcou, primeiro com Waldir Papel - que Gílson defendeu - e depois com Audálio, que não alcançou bola cruzada na área. Sentindo a pressão dos visitantes, o técnico Wassil Mendes mexeu na equipe. Ele sacou o zagueiro Alemão e o atacante Quirino e promoveu as entradas do meia Artur e do atacante Richarlyton, passando a jogar também no 4-4-2. Aos 15 minutos, em sua primeira descida mais contundente no segundo tempo, os donos da casa quase marcaram com Roquete de cabeça.
A resposta alvinegra veio aos 24 minutos, quando após cruzamento da direita, o goleiro Gílson falhou e Rodriguinho acabou travado na hora do chute. Seis minutos depois, a jovem promessa alvinegra, que já havia marcado o gol de empate, não perdoou. Depois de boa jogada de Bosco e Marcelinho, este último cruzou para Rodriguinho, que dominou e bateu forte no canto esquerdo, inapelável para o arqueiro curraisnovense.
O gol tomado fez com que Wassil promovesse mais uma mudança no time da casa. Ele sacou o meia João Carlos e pôs Jamesson, partindo para o tudo ou nada. Por duas vezes os seridoenses quase chegaram ao empate, mas esbarraram no bom goleiro Raniere, que aos 39 fez defesa espetacular em cabeceio a queima-roupa de Rafael, garantindo a primeira vitória alvinegra na competição, que nos acréscimos ainda acertou uma bola no travessão com Waldir Papel.

Um comentário:

Anônimo disse...

Em tempo mais um post. Já estava sentindo falta! Mais uma vez, um texto muito bem escrito.

Fã do ARC, digo, ABC.