terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O que foi o ano de 2007? O que esperar de 2008?

2007 foi um ano de realizações, boas realizações. Vou fazer uma analogia com minha vida pessoal, o ABC e nosso país. Pessoalmente, eu vinha com dívidas já há alguns anos. Essas dívidas vinham sendo administradas, estudadas a cada ano e melhorando pouco a pouco. Eu estava formando uma base, um alicerce para poder deslanchar financeiramente. Por isso, 2007 foi o ano em que consegui sanar grande parte dela. Claro que ainda tenho dívidas, mas não como tinha em 2006, bem menos, com toda certeza.
No ABC não foi diferente. O clube vinha priorizando sua estrutura, em detrimento do futebol. Por isso não tínhamos grandes elencos nos anos passados. 2006 foi um desastre, em termos de futebol. Mas o clube também estava pensando na frente. 2007 foi o início da respiração. Com um grupo formado com jogadores da base, e vários jogadores de fora, chegamos ao êxito em campo. Da mesma forma que pessoalmente, ainda há problemas a serem resolvidos, e muitos. Mas o alicerce, a estrutura, está feita. E nela vamos conseguir muitos outros feitos.
Com nosso país não é diferente. Quem não lembra dos planos econômicos que nos assustavam a cada ano, após o fim da era militar? Cruzado, Cruzeiro Novo, Verão, o terrível plano Collor, e muitos outros que não lembro não fizeram nada pelo país. Até que no governo Itamar Franco, sob a batuta do ministro Fernando H. Cardoso, saiu o plano Real - o alicerce da coisa. A equipe econômica de FHC bolou o plano (claro que não foi ele, pois ele é sociólogo), explicou pra ele todo o projeto e ele gostou. Itamar também tentou entender, mas ele sempre perguntava: Mas cadê o congelamento dos preços? Itamar não entendia que não precisava disso. FH foi eleito presidente em seguida, e ainda por dois mandatos. Claro que ele fez coisas terríveis, como a venda das estatais (e o consequente desaparecimento desse dinheiro), não pensar no um pouco sequer no social, mas o alicerce da coisa - o plano real, estava feito.
Lula chegou e manteve toda a estrutura econômica, o que qualquer sábio presidente faria. Melhorou (pouco, mas melhorou) a estrutura social, e estamos crescendo paulatinamente, em termos de desenvolvimento econômico e social. Temos menos pobres no país, o salário mínimo é o maior da história, o emprego disparou, não temos dívidas no FMI, os índices sociais do Nordeste são os melhores desde que inventaram os institutos de pesquisa.
Enfim, 2007 terminou como um ano melhor que todos os anos passados.
Com essa base feita, tanto pessoalmente, quanto no ABC, e no Brasil, podemos sonhar com um 2008 bem superior ao 2007. Vamos planejar para conseguirmos pouco a pouco subir mais um degrau. Planos econômicos milaborantes não funcionam. Pé no chão, e um crescimento sustentável aparecerá.
Feliz 2008 para todos!

Nenhum comentário: