domingo, 9 de dezembro de 2007

Planejamento no ABC

Hj vi no SporTV uma matéria sobre o São Paulo F.C.
Todos sabemos que é um grande clube, talvez o mais bem sucedido dos últimos anos.
Qual o sucesso do time paulista? Planejamento! A longo prazo.
Vou dar dados apresentados hj no programa, e fazer uma analogia com o ABC!

  • O SP tem o melhor programa de tratamento médico/reabilitação de atletas do Brasil - o Reffis. Atletas de fora do SP (e de fora do Brasil) vêm fazer tratamento nesse centro. Adriano, da Inter de Milão, é o último exemplo. Atletas de outros times que passam pelo Reffis acabam por assinar contrato com o SP. Luizão e Amoroso fizeram assim.

O que o Reffis tem a ver com o ABC? Planejamento! O diretor do futebol do SP falou que eles pagam MUITO BEM para a equipe de fisioterapia. O que seria do SP se Rogério Ceni se machucasse esse ano? Com o Reffis, um tratamento que fora do CT paulista demoraria 2 meses, no Reffis o mesmo jogador fica bom em 1 ou 2 semanas. Milagroso? Não! Apenas planejado. Médicos estilo "Dr. House"? Também não. Equipamentos de ponta, treinamento muscular e cardiorespiratório ANTES de se machucar, diário, pensado, aliado a um excelente pós-tratamento. No ABC, Wallyson ficou fora dessa reta final uns 3 jogos, e mal fisicamente outros tantos. Jean também fez grande falta ao alvinegro. Lembram de Peu no início do estadual, em quanto tempo ele ficou pronto? Muito! Não conheco a equipe técnica de fisioterapia por trás do ABC, não sei como o ABC remunera esses profissionais e quanto tempo eles ficam em Ponta Negra (será que só vem quando acontece alguma lesão, ou ficam lá 40 horas por semana), portanto não vou opinar sobre isso. Mas seria de extrema importância o ABC ter um sistema semelhante ao Reffis. Muito caro? Não. Necessário? Com certeza.

  • O Centro de Treinamento de Cotia-SP é o mais novo e moderno do pais. Construído pelo atual presidente - Juvenal Juvêncio - ele estava TODOS OS DIAS na obra, sábados e domingos. O CT de 20mil hectares custou algo em torno de 20 milhões de dólares. O primeiro jogador formado no CT que chega ao time principal é o zagueiro Breno, que está orçado para ser vendido por 18 milhões. Isto é, um só jogador já pagou todo o CT. Imagina quanto que eles vão lucrar daqui pra frente.

No ABC temos nosso grande centro de treinamento. E já revelamos nomes como Wallyuson, João Paulo, Danilo, Rodriguinho, a agora Gabriel. Temos que buscar bons jogadores jovens fora também. Essa tarefa é dos dirigentes, conselheiros, mas também de todo ABCDistas. Caso alguem conheça algum moleque bom de bola, convida ele para ir a um treino das categorias de base do ABC. Se o moleque não tiver grana para transporte, alimentação ou coisa parecida, eu mesmo me compromento a arcar com as despesas do garoto, sem nenhum compromisso. Esse comportamento deve ser de todo alvinegro que quer ver nosso time campeão.

  • Pensamento a longo prazo. Valdir Espinosa foi contactado por Milton Cruz (auxiliar técnico do SP) para opinar sobre a contratação de um jogador. Espinosa falou que "esse jogador não está pronto agora, mas apenas no próximo ano". Milton falou "mas é exatamente para um ano que eu quero esse jogador". Quem pensa assim? O São Paulo.

Para o ABC, contratar jogadores "quase-prontos" e colocá-los nas categorias de base é uma grande jogada. Esses são contratados por uma valor menor e, uma vez "maduros" vão dar frutos ao ABC e passam a valer muito mais. É um grande investimento! Vimos ai, no Baraúnas, bons jogadores que podem se tornar excelentes jogadores. Isso não tem só no Baraúnas, mas em todos os lugares. Acham melhor ter jogadores "quase-prontos" ou ter "Laus" em campo?

  • O São Paulo, a cada ano mantém grande parte do elenco. A prioridade é renovar os contratos com os melhores jogadores, o que deram certo. O entrosamento, assim, torna-se perfeito, e apenas os novos jogadores contratados e os que sobem da base passam a encaixar no time "já modulado".

Estamos, no ABC, vivendo exatamente esse dilema. As renovações de nossos principais jogadores devem ser efetivadas. Wallyson vai deixar uma grande lacuna. Precisamos de um reforço a altura. Da base? Nova contratação? Isso tem que ser tudo planejado. Mas a espinha dorsal precisa existir.

Por fim, como anda a parceria entre o ABC e o Atlético-PR? Essa parceria envolve apenas jogadores? Sei que nossa comissão técnica foi ao Paraná para conhecer de perto como funciona o planejamento de um grande clube. Isso já foi colocado em prática? O quanto disso foi colocado em prática? Do lado deles, tudo de bom: levaram Wallyson, levaram Didi Duarte, estão quase levando Nêgo. E do nosso lado?

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Alexandre, não sei qual o retorno que o nosso ABC esta tendo em relação ao Atlético-PR!!! Creio que não tivemos gastos em relação aquele treinamento por lá. Mas em contra partida, vendemos muito barato nossa revelação, mas segundo nosso presidente, foi pensando no futuro.

Espero que realmente essa parceria nos traga bons frutos(títulos), divisas(R$$$$), pois de boa vontade o inferno esta cheio, segundo o ditado do povo.

Sabemos que os times do nordeste não são valorizados como deveriam, e conseqüentemente, nossas revelações são vendidos por preço de banana, ou vc acha que um talento como o de Wallyson estando no São Paulo ou até mesmo no Atlético seria vendido por apenas R$ 600 mil(valor anunciado!!!), tenho certeza que não e vc tb!!!

Mas vamos dar tempo ao tempo e torcer para que nosso clube do coração esteja no caminho certo.

Saudações Alvinegras!