domingo, 2 de dezembro de 2007

ABC se classificou com gols de penalty? Mentira! Vejam os dados!

Fiz um estudo sobre os gols do ABC nesta série C.
Os torcedores com dor de cotovelo vivem falando que o ABC se classificou com gols de penalty.
Vamos fazer as contas?

Foram 49 gols no total.
41 gols com o pé, 8 de cabeça.
Dos 40 com o pé, foram 7 de falta, 8 de penalty e 26 de jogadas concluídas com chutes ao gol.


Perai, então os gols de penalty foram na mesma quantidade que os gols de cabeça? Isso mesmo. Só os de falta foram menos. Isso quer dizer que o ABC fez apenas 16% dos gols de penalty, e 52% dos gols foram com a bola rolando.
O que isso quer dizer no atual estado do futebol brasileiro?
No estudo feito por Marcelo Barros, Marcelo Matta, Rafael Madeira e Rômulo Siqueira do site CidadedoFutebol.com.br, que analisa os gols feitos nas 19 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A deste ano, estudo com o título "A influência direta do drible e da finta na marcação de gols", indica que a grande maioria dos gols foi feita de bola parada, seja de falta ou de penalty.
Vamos a mais dados:


Engraçado que a segunda tabela já começa com o outro time do RN (pq fez menos gols), e os dados informam que em apenas 3 gols tivemos dribles, e um total de 10 gols foram de bola parada.
Por fim, os autores do trabalho concluem o seguinte: Todos que acompanham o futebol com um mínimo de atenção conseguem perceber que a incidência de dribles e fintas tem diminuído. A pesquisa provou através de números que apenas 11,21% dos gols do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2007 tiveram a influência direta desses fundamentos. É um número muito reduzido e preocupante. Especialmente se considerarmos que os gols de bola parada representaram mais de 60% dos gols.
A discussão dos fatos nos leva a crer que o futebol pode estar entrando em um caminho sem volta. Afinal de contas, certamente as cidades vão continuar crescendo, o treinamento físico vai ser cada vez mais intenso, os espaços serão cada vez mais reduzidos, alguns técnicos já profetizam esquemas sem nenhum atacante (o velho lobo Zagallo afirmou que esse será o “esquema do futuro”), os grandes craques, provavelmente, continuarão saindo do país, os zagueiros vão continuar inibindo os atacantes, a pressão do resultado será cada vez maior, etc.

Temos, portanto, no ABC, um time que fez 52% dos gols com bola rolando, indo em contradição com o que os caros colegas estudiosos do futebol escreveram.
Então, porque será que os "outros" torcedores do estado do Rio Grande do Norte batem tanto nessa tecla?
Agora, definitivamente, está provado que o ABC subiu à serie B com gols de bola rolando, com gols de Wallyson, em um total de 15 gols.
Anexei, tabela e gráfico comparando as fases da série C, com a participação do Mais Querido.



Por último, vamos mostrar como seria o campeonato da série C se fosse em pontos corridos:

PONTOS CORRIDOS:
1° Bahia - 63 pontos
2° ABC-RN - 61 pontos
3° Vila Nova-GO - 57 pontos
4° Bragantino-SP - 55 pontos
5° Crac-GO - 55 pontos
6° Atlético-GO - 54 pontos

VITÓRIAS:
1° ABC-RN - 19 vitórias
2° Bahia - 18 vitórias
3° Vila Nova-GO - 17 vitórias
4° Crac-GO - 17 vitórias
5° Bragantino-SP - 16 vitórias
6° Atlético-GO - 16 vitórias

E viva os gols de bola rolando!

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito bom essa publicação da estatística de pontos corridos, pois tira todas as duvidas da campanha do A B C, mostra que foi uma campanha invejavel, principalmente dentro do FRASQUEIRÃO onde terminou de forma invicta.