quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CPMF é ruim, mas tem coisa pior

Todo mundo mete o pau na CPMF, que voltou a tona pq está sendo votada novamente em Brasília. O tributo que foi criado em 1996 como uma contribuição provisória está novamente na berlinda.
Mas pq tanto alarde por causa de 0.38%? Pq vc não reclama dos 27,5% de imposto retido na fonte? Esse é descontado do meu salário todo santo mês, e vai pro mesmo ralo que o CPMF vai. O MEIO porcento do IRRF já é maior que a CPMF. O IRRF foi aumentado recentemente de 25% para 27,5%, como maior tributo de renda.
E os impostos de produtos, IPI, ICMS, COFINS e etc, todos com casa de 2 dígitos? E todos são cobrados em cascata, que nem a CPMF.
Mas esses impostos de produtos podem ser alterados ou eliminados com falcatruas contabilísticas ou liminares judiciais. Mas a CPMF não, ela é tirada da conta corrente. Tanto que mensaleiros e semelhantes não usam mais conta em banco, e sim malas e cuecas para transporte de grandes valores.
A crítica da CPMF, claro, é verdadeira. Mas é mais política do que econômica. Se vc quer brigar mesmo pela redução de imposto, então vá atrás dos maiores e mais gulosos.
Abaixo o imposto de renda!!!

Nenhum comentário: