sábado, 8 de setembro de 2007

Começou a Copa do Mundo de Rugby

O futebol como conhecemos, chutando a bola com os pés, foi inventado pelos ingleses, todos sabem. O rugby também é invenção inglesa. E o futebol é irmão gêmeo do rugby. No começo dos dois, ainda não profissionalizados, os ingleses chegaram a jogar ambos ao mesmo tempo, no mesmo jogo. O primeiro tempo de uma partida era jogado com a bola nos pés, e o segundo, com a bola nas mãos.
Diz a lenda que, durante uma partida de futebol em 1823 na Rugby School, o jovem William Webb Ellis ficou irritado com o jogo e teria agarrado a bola nos braços e corrido no campo provocando a ira de seus colegas, que tentavam pará-lo agarrando-o de qualquer maneira. Assim, inconscientemente, o rapaz teria inventado o jogo de rugby.
Só no final do século 19 que os "dois futebols" foram divididos, seguindo um pra cada lado.
Estou dando essa "palhinha" de rugby, pq acabou de começar a Copa do Mundo de Rugby, na França.
Quem tem ESPN pode assistir, e verá que o campo de jogo é o mesmo do futebol (da pra ver até as linhas apagadas que demarcam o futebol). Juiz, banderinhas, lateral, gols (try), penalty, 2 tempos de 40 minutos, e tudo mais temos no rugby.
Os ingleses, como inventores do esporte, são muito bons jogadores. Mas os escoceses, australianos, principalmente, a Nova Zelândia (ex-colônia inglesa) são os melhores da atualidade. Os neo-zeolandeses, chamados All Blacks, e sempre patrocinados pela Adidas, são o Brasil do Rugby. Primeiros do ranking mundial e os primeiros campeões mundiais (o campeonato começou tardio, comparado com o futebol, apenas em 1987, com 16 países), eles perderam as duas últimas copas do mundo, para Austrália e Inglaterra, consecutivamente, e estão com isso engasgado. Todas as apostas são nos All Blacks, para esse ano.
Uma bela curiosidade do time neo-zeolandês, é a Haka, uma tradicional dança de guerra dos Māori's, uma tribo indígena da Nova Zelândia. Antes de cada partida, os jogadores do All Blacks realizam a haka, uma estratégia de intimidação, enquanto o adversário assiste passivamente.
A dança centenária pode ser vista nesse campeonato mundial. Para quem não pode, vai a dança aqui abaixo.

Nenhum comentário: