sábado, 2 de junho de 2007

Os camisas 11 do ABC

É sempre bom um pouco de história. Principalmente em novos tempos onde o ABC surge com uma estrutura de inveja a grandes times do Brasil e completa um elenco para competir pela vaga para a série B do brasileirão.
Antes de chegar à sede administrativa definitiva - Vila Olímpica - o ABC teve de peregrinar por vários endereços:
  1. A primeira residência, que serviu de local de reuniões, foi a do presidente da Associação Comercial do RN, cel. Avelino Alves Freire e do seu filho, João Emílio Freire. Era nos fundos do atual Teatro Alberto Maranhão, na Av. Rio Branco. O local também foi onde o ABC foi inaugurado, às 13h do dia 29 de Junho de 1915
  2. Depois, a sede passou a ser alugada, e foi na rua Chile (antiga rua do Comércio) número 120, 1º andar.
  3. Rua Doutor Barata, Ribeira, número 39e.
  4. O primeiro andar do prédio n° 232, edificação que ainda hoje está de pé, também na Ribeira.
  5. Rua Senador Bonifácio, nº 10.
  6. Na Tavares de Lira. O endereço era também o da residência do benemérito Enéas Reis, ex-presidente do Mais Querido.
  7. Rua Potengi com a av. Afonso Pena, residência de Vicente Farache, em frente ao local de jogos do clube, o "estadinho". Nesse mesmo quarteirão, posteriormente, seria construído a nova sede do ABC.
  8. O ABC ainda ia transferir sua sede administrativa para o antigo estadinho “Maria Lamas Farache”, em 1951.
  9. Inauguração da sede social na esquina da rua Potengi com a av. Afonso Pena, na administração de Ernani Silveira, com cerimônia solene dia 31 de janeiro de 1959 (foto Jaeci E. Galvão).
  10. Escritório na Av. Prudente de Morais entre as ruas Mipibu e Mossoró. Isso foi com a venda de todo o quarteirão da Rua Pontegi e o valor arrecadado seria usado para comprar o terreno em Ponta Negra.

A inauguração da antiga sede social em 1959 também rendeu, posteriormente, a construção da concentração do time do ABC e da boate “Frasqueira” em Morro Branco. Ernani Silveira presidiu o ABC, de 1956 a 1960.

Como um time de futebol completo, a atual sede do alvinegro é exatamente a 11ª localização. Foram exatas 11 localizações diferentes para a sede do Mais Querido. A 11ª, a localização de camisa 11, a Vila Olímpica do ABC, é onde está nosso estádio de futebol, o Frasqueirão.

Camisa de número 11 também é, não por coincidência, de outro grande patrimônio alvinegro, o garoto Wallyson. Não é a toa que Wallyson joga tão bem nesse terreno. Não é a toa que Wallyson faz gols tão bonitos nesse gramado. Não é a toa que Wallyson levou o Mais Querido para o 49º título estadual, exatamente no Frasqueirão.

Que os dois camisas 11 do ABC continuem unidos para este ano conseguirmos alcancar mais outro grande objetivo: a série B!

Fontes:

Nenhum comentário: