quarta-feira, 16 de maio de 2007

Em decadência e em ascensão

O que diferencia um jogador que vai para um time de série A de um que pode ir jogar a série C?
Em Natal, muita coisa.
O América é um time que, aparentemente, vai cair pra B novamente.
Perdeu o estadual pro ABC nas duas últimas partidas (pq a primeira partida foi sorte não ter perdido o jogo), com uma goleada histórica no jogo final. Em seguida perdeu o técnico, vários jogadores, e isso tudo a, apenas, uma semana de começar o brasileiro. Praticamente se desestruturou.
E como foi primeiro jogo contra o Vasco? Ruim, péssimo. E olha que o Vasco é um dos cotados por analistas de esporte da ESPN para rebaixamento (assisti a mesa redonda da ESPN Brasil essa semana). Se o América perde para um time assim, o que é o América?
Um jogador profissional é que nem a gente, que trabalha em outra área; quando pensa em mudar de emprego, estuda a empresa, vê se ela tem estrutura para que ele possa realizar um bom trabalho, etc. Claro que tem os mercenários, que jogam por dinheiro e foda-se tudo. Também tem os que gostam do futebol, como Souza. Bom jogador, não se discute isso. Mas tudo tem limite. Quanto tempo Souza agüenta?
E o seu presidente? Que fica mesquinhando ingressos, aproveitando outros lotes pra economizar um troco; que barganha os 2 jogos da final do estadual no Frasqueirão para ficar com a metade da renda (se o América tivesse jogado a final em Mossoró, sem a pressão da frasqueira, teria vencido?). Presidente assim que prefere grana à futebol, é uma benção para o time adversário.
Já o ABC, campeão estadual (mais uma vez, fazer o q!) tá de vento em popa.
Ganhou do rival de goleada. Tem uma estrutura de fazer inveja a qq clube do Nordeste. Estádio próprio CAMPEÃO, vários campos de treino (profissional, categorias de base), concentração, etc.
Tem grande chance de se dar bem na série C. O jogador de chega vê isso tudo, claro que se anima. E ainda encontra uma torcida apaixonada? Ah, meu amigo. Vai jogar bem. A mesma analogia que fiz acima sobre profissionalismo se repete aqui. Vc entra em um clube que tem tudo isso, vai render bem.
A série C é um campeonato difícil, com mata-mata a partir da segunda fase. Temos condições sim. Vamos torcer pra frasqueira continuar agradecendo ao Senhor!

----

O leitor me atentou para a mudança do regulamento deste ano da série C. Todas as fases são por grupos. Não tem mata-mata.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo, gostaria de lembrar q vc errou no seu comentario feito sobre a serie C!! Ela não tem mata-mata, é so fase de grupos!!
Um abraço!!

Alexandre Costa disse...

É verdade! Diferente dos outros anos, esse ano é tudo fase de grupos.
Vou corrigir no blog.
Abraços, Alexandre.

Anônimo disse...

REALMENTE, O abc TEM TUDO PARA SER GRANDE. O ÚNICO PROBLEMA É A TAL DA CORRENTE...