terça-feira, 17 de abril de 2007

Morre Maria Lenk, eterniza-se o ícone

Ícone do esporte nacional, foi a primeira atleta feminina da America do Sul a ir para uma olimpíada. O feito aconteceu nos Jogos de 1932, disputados na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Lenk se tornou famosa justamente por ter sido uma das nadadores que desenvolveram o estilo borboleta, que não só ganharia o mundo, mas também seria incluída nas competições olímpicas de natação. A princípio, a invenção de Maria Lenk foi utilizada nas provas olímpicas do nado peito, já que não haviam regras específicas para o nado.
Por este fato, em 1939 ela bateu os recordes mundiais de peito, nos 200m e 400m (prova que não existe hoje), e chegou como favorita para as olimpíadas de 1940. Esta não existiu por causa da segunda grande guerra.
Conheci Maria Emma Hulda Lenk Zigler em um campeonato master de natação aqui em Brasília, inclusive participei desde campeonato juntamente com ela. Eu não ganhei nada, ela, vários ouros.
No campeonato mundial master categoria 85-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de ouro! Maria Lenk foi a campeã dos 100 m peito, 200m livre, 200m costas, 200m medley e 400m livre. Nesse torneio, ela ganhou o apelido de Mark Spitz da terceira idade, uma referência às sete medalhas de ouro que o nadador norte-americano ganhou na Olimpíada de Munique, em 72.
Como ela morreu? Nadando, treinando, aos 92 anos, na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro.
Após o mal súbito, foi levada para o hospital, falecendo 4 horas depois.
O esporte mundial está de luto.

Nenhum comentário: