quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Internet quase controlada

A internet brasileira está quase para ser controlada. Felizmente o presidente do CCJ do senado solicitou o adiamento da leitura do projeto. O projeto, de autoria do senador tucano (só podia ser) mineiro Eduardo Azeredo é, na verdade, fruto de seu acessor, que foi diretor do Serpro. Pode estar havendo um lobby das empresas de certificação digital por trás disso tudo, pq o "controle" citado no projeto é exatamente a idenficação do usuário que acessa a grande rede, seja em casa, em uma lan house, escola, etc.
Muitissimo complicado isso tudo. O controle, pelo projeto, é para identificar as fraudes existentes no comercio eletronico nacional. Mas o controle é nacional, e a internet, internacional. QQ usuário de fora do Brasil, ou que usar um provedor externo, não estará sujeito a essa lei.
No site da Spamhaus (spamhaus.org) cita que dos 200 maiores spammers do mundo, apenas 5 são brasileiros. Com toda certeza essa lei não barrará nem diminuirá os crimes eletronicos. Como fica por exemplo uma sala de aula ligada a internet, onde os alunos são menores de idade? Enfim, o projeto pode ainda aumentar a exclusão digital tão grande no nosso pais.

Nenhum comentário: