segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Direita e esquerda

Como este blog apareceu após as eleições de 2006, o que você lerá agora servirá como informação util para as proximas eleições.
A campanha deste ano, principalmente a do segundo turno, separou a disputa entre dois movimentos ou tendências totalmente distintas:
- PT = partido de esquerda
- PSDB = partido de direita
A biblioteca virtual Wikipedia fala que a direita é "o termo geralmente utilizado para designar indivíduos e grupos relacionados a partidos políticos ou ideais considerados conservadores ou liberais, em oposição à Esquerda.".
Ainda, "O termo geralmente se refere ao conservadorismo, mas a partir do século XX, o termo foi utilizado para o fascismo (especialmente àqueles que reprimiram políticos e movimentos de esquerda), e, antagonicamente, ao libertarianismo, e ao liberalismo clássico, de livre mercado (principalmente em sua faceta econômica), apesar de muitos libertários e liberais recusam o enquadramento"
O que mais me chama atenção na wikipedia é que "uma outra tendência da direita, mais obscura e geralmente associada com a direita originária dos tempos monárquicos, apóia a manutenção do poder e riqueza nas mãos que tradicionalmente os tiveram, num sistema com estabilidade social e ambição e solidariedade nacionais.".
Já o termo ESQUERDA não está definido. Temos o termo ESQUERDISMO que é informado. Mas eu entendo este termo como uma esquerda mais radical. E no PT temos um pouco disso também. Então, para efeito de comparação para este blog, serve. A definição de ESQUERDISMO é "uma expressão derivada de 'esquerda', que, no espectro político, se distingue e se opõe à 'direita' ou conservadorismo. O nome esquerda surgiu com este significado na França devido ao fato de, nos Estados Gerais franceses reunidos em 1789, o Terceiro Estado (que clamava por reformas liberais, quando não mesmo revolucionárias), tomar os lugares à esquerda do rei, em virtude de os da sua direita já se acharem ocupados pelos representantes do clero e da nobreza.".
Ainda "Os esquerdistas alegavam se colocar do lado do povo, dos trabalhadores, assumindo, pois, posições socialistas ou comunistas."
As definições no site são de origem portuguesa, e os partidos usados como exemplo são da nossa terra-mãe também, veja:
"Partidos de direita, com assento parlamentar:
O PSD - Partido Social Democrata. De origem social democrata tem sofrido uma viragem mais conservadora, sendo pois, um partido de centro. Em portugal é considerado um partido de centro-direita.
O CDS-PP - Centro Democrático Social - Partido Popular. É um partido Democrata-Cristão, aberto a conservadores e liberais."
Engraçado é o que o mesmo site fala que no Brasil os partidos de direita são:
"Brasil (contemporâneos)
Embora no Brasil estes partidos sejam publicamente considerados de direita, nenhum deles se declara como tal. Atualmente não há nenhum partido ostensivamente de direita na cena política Brasileira.
* PFL (Partido da Frente Liberal)
* Alguns setores do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro)
* PP (Partido Progressista - antigo PPB, PDS, e ARENA)
* PRONA (Partido de Reedificação da Ordem Nacional)."
Enfim, pelo wikipedia, conclui-se que as regiões mais pobres do Brasil votaram em Lula porque querem uma melhor distribuição de renda, e as mais ricas votaram em Alckmin porque querem uma manutenção do que já existe.

Nenhum comentário: